Tendinite de Aquiles Ou Tendinite de Calcâneo






Inflamação do tendão de Aquiles (o tendão grande e grosso que conecta os músculos gastrocnêmio e sóleo da panturrilha ao calcanhar). A inflamação pode estar associada à síndrome do uso excessivo, trauma, processo infeccioso ou artrite.

A tendinite de calcâneo é uma condição e dor que incomoda muito e que acomete muitos praticantes de atividades físicas. Se você está sofrendo com a tendinite do calcâneo fique ligado aqui que podemos te ajudar, vamos dar algumas dicas e explicar como tudo isso acontece e funciona.

Como o mais resistente do corpo humano, esse tendão se localiza atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha (tríceps sural) ao osso do calcanhar (calcâneo). É essa região que gera força para dar impulso de passada, ajuda a ficar na ponta dos pés e saltar e é uma das partes com maior demanda durante corridas, consequentemente, sujeita a algumas lesões e dores.

O tendão é um cordão fibroso, é formado por tecido conjuntivo, sua função é manter o equilíbrio dinâmico e estático do corpo, eles estão unidos aos ossos por ligamentos, com eles é possível produzir os movimentos como de rotação, extensão, flexão e outros. Parece ser bem simples, mas sua função é muito importante e você precisa dos seus tendões. As fibras dos tendões fazem a transferência de força dos músculos para os ossos.

A tendinite do calcâneo dá no tendão do calcâneo, ele liga o tríceps sural, que é a panturrilha ao calcâneo. Esse tendão é responsável pelos saltos e por você conseguir ficar na ponta dos pés. Quando acontece a tendinite o alinhamento das fibras muda, existe uma micro ruptura e degeneração, isso acontece geralmente 2 a 6 centímetros acima do osso calcâneo. Mas também pode acontecer na junção do tendão com o osso calcâneo, quando isso ocorre o tendão fica mais grosso e o paciente sente bastante dor durante a apalpação.

Como acontece

Existem várias causas e a principal delas são os treinos intensos como já falamos. Mas também pode ocorrer por outros motivos como o excesso de carga, isso aumenta a tração do tendão. Quando a tração é muito grande e maior que o que ele pode suportar acontece a lesão. Vejamos outras causas:

Uso excessivo do tendão calcâneo;
Tensão dos músculos da panturrilha;
Alteração da pisada e desalinhamento dos pés;
Força mal distribuída;
Treino de corrida em subida;
Uso de calçados inadequados;
Pronação excessiva, quando os pés rodam para dentro e achatam-se mais que o normal;
Falta de flexibilidade.
Geralmente a tendinite acontece por causa do desgaste da articulação, esse problema é muito comum em jovens e podem ocorrer também em pessoas que caminham e não só correm.


Tendinite de Aquiles Ou Tendinite de Calcâneo Tendinite de Aquiles Ou Tendinite de Calcâneo Editado por Dani Souto on 10:30 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.