Tratamento de tendinite de fibulares





http://charlesbigfoot.files.wordpress.com/2007/06/6a00d09e71e9b1be2b00d41440b3f66a47.gif

Lesões dos tendões provavelmente ocorrem todos os dias ao andar, correr, levantar e durante outras atividades, porém nem todas as pessoas que correm apresentam acometimento dos tendões, isso demonstra que há uma variabilidade na capacidade de reparação de cada pessoa.

A etiologia da tendinose dos fibulares é bastante variável e isso torna difícil a padronização de um protocolo de tratamento. Porém, se a causa for identificada deverá ser incorporada ao programa de reabilitação.

Encontraram-se poucas referências direcionadas ao tratamento da tendinopatia dos fibulares, porém Heckman e col.10 descreveram que o tratamento consiste em repouso, crioterapia, compressão, alterar as atividades e a fisioterapia inclui alongamento, fortalecimento, exercícios proprioceptivos e uso de órteses para melhorar o alinhamento dos pés.

Esses autores não descreveram quais músculos devem ser alongados e fortalecidos, apenas relataram que a tendinopatia dos fibulares inicialmente devem ser tratadas de forma conservadora e que geralmente respondem a esse tipo de tratamento.

Os exercícios excêntricos resistidos são descritos como benéficos e necessários para recuperação máxima, apesar de ironicamente ser uma das causas da tendinopatia. Quando realizado de forma crônica e progressiva, esse tipo de exercício leva o tecido a uma remodelação benéfica, adaptativa às necessidades funcionais e as atividades esportivas. O tempo de tratamento da tendinose perdura-se por aproximadamente um ano.

Há relato de que a correção da posição da fíbula através de bandagem (tração póstero-lateral da porção distal da fíbula) é uma forma preventiva de se evitar entorse de tornozelo, sendo esta uma das etiologias do acometimento dos tendões fibulares, pode-se adotar essa prática ao protocolo de tratamento.

Apesar de a literatura ressaltar a importância da reabilitação dos fibulares, a quantificação dos resultados dos tratamentos ainda é pequena, isso torna difícil a análise dos benefícios e desvantagens de cada tratamento.

Texto retirado daqui
Tratamento de tendinite de fibulares Tratamento de tendinite de fibulares Editado por saude.chakalat.net on 08:01 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.