Tendinites em corredores






OS TENDÕES SÃO ESTRUTURAS FIBROSAS, com pouca vascularização (recebem pouco aporte sanguíneo), que têm como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. As tendinites podem ser denominadas como a inflamação de algum tendão.

Diversas são as causas que podem gerar um este processo inflamatório. Entre os corredores podem ser conseqüência da falta de alongamento e flexibilidade de algum grupo muscular, ausência de aquecimento antes de atividades esportivas, excesso de movimentos repetitivos, sobrecarga dos treinamentos ou, até mesmo, pelo uso de calçado inadequado.

As tendinites se manifestam através de dores localizadas próximas as articulações. Geralmente são dores difusas que podem aparecer após uma atividade física intensa ou em atividades simples como andar, abaixar, subir e descer escadas.

O diagnóstico é realizado através das queixas do atleta/paciente, palpação do local da dor, presença de calor e rubor (vermelhidão) no local e exames de ultra-som e ressonância magnética.

Quem pratica corrida regularmente pode ser acometido por duas variações deste tipo de lesão:

- Tendinite de Calcâneo (Aquiles)

Também conhecida como tendinite de Aquiles é a lesão inflamatória mais comum entre os corredores e aparece no tendão dos músculos da panturrilha (Tríceps Sural). As dores se localizam na região posterior do calcanhar. Pode ocorrer por insuficiência e/ou desequilíbrio muscular da panturrilha, excesso e/ou aumento da carga de treinamento e uso de calçados inadequados para o esporte. Calçados sem elevação do calcanhar podem gerar esse tipo de tendinite.

- Tendinite Patelar

Lesão conhecida como tendinite do saltador, acometia atletas de vôlei e basquete, porém, nos últimos anos vem aumentando o número de corredores com esse tipo de lesão. Acomete o tendão do músculo anterior da coxa (Quadríceps) e as dores são localizadas bem abaixo do osso patelar. Esse tipo de lesão pode ocorrer por movimentos repetitivos, excesso de treinamento e desequilíbrio dos músculos da coxa. Pode também estar associada com desalinhamento dos membros inferiores como: joelho valgo, quadris largos (principalmente em mulheres) e pé plano (Chato).
Tendinites em corredores Tendinites em corredores Editado por saude.chakalat.net on 11:09 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.