Uso diário do salto alto pode causar tendinite na panturrilha






Estudo divulgado no Journal of Experimental Biology, conduzido pelo Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, mostrou que as mulheres que relatam usar salto de pelo menos cinco centímetros durante dois anos ou mais, cinco dias da semana, possuem um encurtamento das fibras dos músculos da panturrilha. No entanto, o uso de sapatos com salto alto diariamente, que para muitas mulheres é sinônimo de elegância e sensualidade, pode resultar na ocorrência de dores e outras lesões.

De acordo com o ortopedista Constantino George Calapodópulos, os prejuízos causados pelo uso excessivo ou inadequado do salto alto se devem ao fato de que o salto transfere todo o peso do corpo da parte de trás do pé, conhecida como retropé, para frente. “A partir disso, a pessoa começa a desenvolver deformidades nos dedos. A maioria das pessoas que usam salto muito alto tem calosidades nos dedos do pé, começam a fazer deformidades na articulação do primeiro dedo, o popular joanete. Muitas vezes, outra causa do joanete são os sapatos de bico fino, apertado e de salto alto”, esclarece.

Além disso, o ortopedista ressalta outros problemas que podem ser provocados pelo uso do salto alto, como o estiramento da musculatura que mantém a pessoa em pé. “Neste caso, o salto acaba causando um cansaço precoce. Ou seja, a pessoa se cansa rapidamente e isso acaba gerando dor, às vezes até na coluna vertebral. Aquelas pessoas, por exemplo, que têm algum desvio, como escoliose, ou que tenha alguma alteração na bacia, com o salto alto normalmente acabam tendo transtornos muito grandes na coluna vertebral”, alerta o médico.

Quando a mulher usa salto alto, o centro de gravidade do corpo é alterado, expondo-a a inflamações nos músculos da panturrilha, além do risco de queda. O encurtamento do músculo pode trazer complicações como tendinite no Tendão de Aquiles, sobrecarga na lombar e desgaste da coluna. Em casos mais extremos, os ossos inflamam, causando doenças como a sesamoidite, uma inflamação dos ossos pequenos do pé que ficam na extremidade do metatarso, o osso do peito do pé, e que são submetidos a grandes cargas durante uma corrida ou dança.

A sesamoidite afastou a apresentadora Xuxa da televisão. Dentre os principais sintomas desta doença, estão dor, inchaço e calosidade, que podem ser tratados com procedimentos cirúrgicos ou fisioterapia.

Uso diário do salto alto pode causar tendinite na panturrilha Uso diário do salto alto pode causar tendinite na panturrilha Editado por saude.chakalat.net on 08:40 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.