Tendinite é a maior inimiga dos pianistas e tecladistas







A Tendinites causadas pelo esforço repetitivo são um dos grandes problemas dos instrumentistas, principalmente, os pianistas e tecladistas. Hoje, no Portal Serenata, iremos apresentar as causas e algumas dicas para evitar estes problemas.

Os principais fatores da L.E.R (Lesões por esforço repetitivo), no caso dos pianistas, se dá pela má postura em frente ao piano, tensão nos ombros e pulsos, musculatura despreparada e movimento repetitivo por longos períodos.

A postura no piano e teclado é um ponto fundamental para evitar estas contusões. É preciso ficar com as costas retas, pés apoiados no chão, os cotovelos em ângulos de 90º e manter os pulsos altos e retos. Sobre as mãos nas teclas é importante deixar o pulso mais relaxado possível na posição natural para facilitar quando pressionar.

É importante saber que tocar é um exercício físico e isto exige preparação. Você deve condicionar seus músculos para determinado esforço. Muitos músicos têm grande capacidade de memorização e gravação de movimentos mas não se preparam fisicamente para execução, e é justamente neste momento que as tendinites surgem. Por isso, é importante ter pés no chão e evoluir gradativamente.

De qualquer maneira, não existe outra solução para evitar problemas que a execução regulares de escalas. Guarde 20 minutos para fazer “musculação” de Hanon e Czerny. Porém, faça devagar! Isto é importante porque além de preparar a musculatura adequadamente, ajuda seu cérebro a entender como devem ser os movimentos.

Cuide sempre de todos os detalhes quando for exercitar. Observe a tensão no pulso/ombro e flexibilidade do pulso. Com o tempo você irá naturalmente acelerar o processo até chegar a velocidade ideal. Se você é iniciante procure orientação. Não faça nada sozinho para não criar vícios difíceis de serem corrigidos. Cuide de você.

Fonte
Tendinite é a maior inimiga dos pianistas e tecladistas Tendinite é a maior inimiga dos pianistas e tecladistas Editado por Sua Saude on 06:29 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.