Tendinite de poplíteo em corredores





http://www.saudedicas.com.br/wp-content/uploads/2010/02/cisto-de-baker-ou-poplitea-1024x680.jpg

A tendinite de poplíteo é uma das causas de dores nos joelhos em corredores e praticantes de caminhadas, especialmente em declives e quando utilizam mochilas.

Ele é um músculo pequeno e achatado, situado na parte posterior do joelho (fossa poplítea). Suas principais funções são rotações interna e externa de tíbia e fêmur, estabilização no deslocamento anterior do fêmur junto com o quadríceps e o ligamento cruzado posterior. Também pode auxiliar na prevenção do impacto aos meniscos.

Essa tendinite ocorre por sobrecarga do poplíteo em corridas em declives ou de longa distância, onde é muito utilizado para a estabilização do joelho. Também pode ocorrer devido à fadiga excessiva do músculo quadríceps, quando um corredor de longa distância retoma seus treinos de forma abrupta logo após uma maratona ou ultramaratona. A pronação excessiva do pé também pode ser um fator agravante.

  • dor na região póstero-lateral que "aperta" o joelho;

  • dificuldade em manter o ritmo do treino após certo tempo correndo;

  • sensibilidade local.

  • inicial: repouso relativo e compressas de gelo para diminuir a inflamação

  • definitivo: reabilitação do joelho com fisioterapia, correção da biomecânica da corrida e retomada gradativa aos treinos. A principal aliada do corredor é a prevenção. Para estes atletas, a atenção com a fadiga excessiva do quadríceps deve ser dobrada. É importante também manter um tempo suficiente de descanso entre um treino ou prova de longa distância para a recuperação muscular e articular.
    Tendinite de poplíteo em corredores Tendinite de poplíteo em corredores Editado por saude.chakalat.net on 10:14 Nota: 5

    Nenhum comentário:

    Tecnologia do Blogger.