Diferença entre Tendinopatia e Tendinose






Tendinopatia (doença do tendão), e este é o conceito mais atual: as inflamações nos tendões (tendinites) são somente uma das causas de dor nesta estrutura, e muitos outros diagnósticos podem afetar os tendões, causando não somente inflamação, mas também degeneração (tendinose).

Tendões são estruturas que unem os músculos aos ossos, e nos esportes são frequentemente sobrecarregados devido à repetição de movimentos.

A tendinite é uma inflamação no tendão, geralmente manifestada somente pela presença de líquido no peritendão, que é uma membrana que reveste os tendões. A tendinose, termo mais correto para falar da lesão crônica, é um processo degenerativo, onde geralmente o tendão já mudou a sua estrutura molecular e pode até mesmo estar com micro-rupturas no seu interior. É por isso que muitas tendinopatias não melhoram com uso de anti-inflamatórios e técnicas de fisioterapia para combater a inflamação.

O que é tendinopatia?

A tendinopatia significa doença do tendão. O tendão doente surge quando o paciente permanece com uma inflamação crónica na região durante muito tempo. O quadro inicial de dor ou de desconforto no tendão, com o passar do tempo, provoca doença na estrutura do tendão que fica mais fraco e sujeito a uma ruptura com pequeno esforço. No quadro inicial de dor no tendão dizemos que o paciente está com tendinite essa inflamação em geral está ao redor do tendão( tenossinovite) porém, com o passar do tempo todo o tendão fica doente e surge a tendinopatia.  

O que é tendinose?

A tendinose é e certa forma igual a tendinopatia, o termo é usado na descrição dos exames de imagem principalmente da ressonância magnética das articulações. Poderíamos definir tendinose como o aspecto imaginológico da tendinopatia. Quando o radiologista descreve um tendão como tendo tendinose ele quer dizer que esse tendão apresenta características estruturais diferente do tendão sadio. Na ressonância do ombro a tendinose do supraespinal (supraespinhoso) significa que o tendão apresenta-se espessado com áreas de edema e eventualmente pequenas rupturas intra-substanciais, resumidamente o tendão está doente. essa doença do tendão provavelmente foi provocada por uma doença crónica na região.


Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário