Tendinite no Punho e a Acupuntura






Conhecidos popularmente como L.E.R (Lesões por Esforço Repetitivo), os DORTs – Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho – têm causas diversas, desde características individuais até as condições de trabalho, e envolvem doenças que podem acometer os membros inferiores e superiores. São doenças inflamatórias e degenerativas que vão acometer o sistema ósseo-muscular dos trabalhadores. Se caracterizam pela presença de sintomas como dor, parestesia e fadiga.

Entre as lesões que podem prejudicar movimentos simples das mãos, estão as tendinites de punho, inflamações que acometem qualquer um dos tendões localizados na região do punho. Um exemplo é a Síndrome de De Quervain, que foi descrita pelo médico suíço Fritz De Quervain em 1895 e atinge a borda lateral do punho. Alguns pacientes encontram dificuldades para segurar objetos com o dedo polegar, no chamado movimento de pinça.

Outra lesão semelhante é o dedo em gatilho, conhecido cientificamente como tenossinovite estenosante. Ela se caracteriza por uma inflamação no tendão responsável pela flexão do dedo, fazendo com que ele fique sempre dobrado, mesmo que o indivíduo tente abri-lo.

É preciso tomar cuidado com a posição em que se está sentado, observar a posição dos braços e mãos, principalmente para aqueles que trabalham com computadores e máquinas de escrever. Os punhos devem sempre ficar numa posição confortável, evitando que eles fiquem desalinhados com os braços e o teclado. Da mesma forma, pare o seu trabalho de tempos em tempos para relaxar a musculatura e os tendões.

As tendinites normalmente acometem os punhos/pulsos, dedos, ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos (especialmente neste último a inflamação chama-se epicondilite).

O tratamento de tendinite através da acupuntura consiste primeiramente na localização exata da dor, bem como seu trajeto, pois, para a Medicina Tradicional Chinesa a tendinite é a obstrução do fluxo energético em alguns canais.

Portanto, o tratamento com a acupuntura para tendinite tonifica o sangue do fígado removendo a estagnação de energia da região e recomendando exercícios com movimentos opostos aos que ocasionaram a tendinite.

Vale ressaltar que quanto antes notar qualquer incômodo nessas regiões, por mínimo que seja, é importante procurar auxílio médico para que se tenha o diagnóstico rápido e preciso.

De forma geral, o tratamento de uma tendinite com acupuntura é simples de compreender. Puntura-se a zona dolorosa do tendão e relaxa-se o músculo com acupuntura. Pode-se fazer acupuntura na zona de dor.



Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário