5 causas das Tendinites




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre 5 causas das Tendinites.


Caracterizada como a inflamação ou irritação de um tendão (parte final do músculo, como uma corda fibrosa que faz a fixação dos músculos aos ossos), a tendinite costuma comprometer, usualmente, ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo, e pode ser aguda (história de dor recente – até 45 dias) ou crônica

A lista abaixo dá conta de resumir os principais aspectos que podem gerar essa inflamação tão incômoda.

Excesso de esforço ou "overuse"

Imagine ser sedentário e, em um dia qualquer, decidir realizar uma caminhada de 30km. Como você imagina que ficará seu tornozelo? É claro que o esforço excessivo em relação ao que o seu corpo está acostumado desgasta suas articulações e tendões, gerando uma inflamação. Por isso é tão importante a progressão de exercícios.

Postura incorreta

Você já sabe que a postura influencia diretamente nossa qualidade de vida. Nesse sentido, permanecer sentado em posturas incorretas durante muito tempo pode forçar sua coluna e causar uma sobrecarga, causando mais atrito e até mesmo uma lesão de tendão.

Falta de alongamento

Apesar da importância do alongamento ser um assunto muito recorrente, muitas pessoas ainda não dão a devida atenção à ele. Muitas vezes, um alongamento simples no dia a dia ou durante a prática de exercício físico pode ser o suficiente para liberar as tensões dos tendões e evitar que uma tendinite se instale.

Hábitos e estilo de vida

Pode parecer besteira, mas a maneira como levamos a vida tem grande influência no surgimento de uma tendinite. Ter uma má alimentação, por exemplo, pode causar um excesso de toxinas no organismo que causam a inflamação dos tendões. O estresse também pode ser uma causa, pois causa contraturas e fadiga muscular.

Prática habitual de esportes

Algumas modalidades esportivas que exigem movimentos repetitivos e sobrecarga dos tendões também podem acarretar a tendinite. É o caso da corrida, do tênis, da natação, do basquete, do golfe, entre outros.

Como prevenir o quadro

Agora que você sabe o que é a tendinite, chegou a hora de saber como prevenir seu surgimento. Para isso, algumas atitudes simples podem ser muito eficazes. Olha só:

  • Pratique exercícios físicos com o acompanhamento de um profissional da área;
  • Siga as indicações de pausa e descanso entre treinos;
  • Respeite seus limites físicos: se sentir dor, mude de atividade;
  • Crie e siga uma rotina de alongamentos matinais e noturnos;
  • Atente-se à adequação ergonômica do seu local de trabalho;
  • Faça pausas regulares durante a jornada de trabalho;
  • Tenha bons hábitos alimentares.


Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Espero que você tenha gostado da abordagem. Segue a gente nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e no Youtube. Entre no grupo do Whatsappe no grupo do Telegram

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário